Modelização, modelos e linguagem matemática no ensino de física
fev 28th, 2013 | By Marinês | Category: ReflexõesPara compreender a realidade a física faz idealizações, “recortes”, abstrações, “constrói” objetos e situações que na verdade não existem de fato (gases ideais, cordas inextensíveis, superfícies sem atrito…). Essa construção toda passa pela matemática. A matemática não serve apenas para resolver problemas, fazer contas, achar resultados numéricos, quantitativos. Ela tem um papel na física que vai muito além disso tudo. Alguns autores, como discutiremos ainda, falam do papel estruturante da matemática no pensamento físico. Mesmo quando usamos palavras e imagens, ideias matemáticas estão fazendo parte do que estamos dizendo e vendo. Não é à toa que o primeiro grande livro de Física, escrito por Newton em 1687, tenha como título “Princípios matemáticos de filosofia natural”. Realmente não deixa de ser intrigante o fato de a realidade física poder ser compreendida matematicamente, embora, na verdade, compreendemos apenas aquilo que a matemática permite e do modo como ela permite.
O “poema” abaixo, do físico francês Jean-Marc Levy-Leblond, simboliza bem o papel da matemática na Física. (Do livro “A velocidade da sombra”, 2009.)
Olá a todos, este é o primeiro contato com a revista, serve também de teste. Acredito que a importância da Matemática dentro da Física seja elementar, podemos mostrar a História dos acontecimentos científicos, esta sim não envolve a matemática,porém se deixarmos a matemática fora da Física não estaremos ensinando Física e sim História . Podemos sem dúvidas nenhuma, usar parte da História para entender certos conceitos, mas é impossível deixar esta ferramenta de lado.