Como despertar o interesse dos alunos pela física?

mar 31st, 2013 | By | Category: Reflexões

Penso que o maior problema que temos em sala de aula é a falta de interesse dos alunos pela disciplina de física. Os alunos em geral tendem a assimilar com facilidade tudo o que lhes é interessante e motivador. A física é uma disciplina tão fascinante e tão cheia de aplicações que as vezes se torna difícil entender porque tantos alunos tem tamanho desinteresse por ela. Será por causa do excesso de formalismo matemático dado por alguns autores e enfatizados por nós, professores? Será simplesmente porque, cabe a nós professores mostrar ao alunos o quanto aprender física pode ser interessante e estamos falhando nisso? Talvez seja porque muitos de nós ainda usa somente o quadro e a saliva pra tentar se fazer entender por um aluno acostumado a tanta tecnologia?

Com relação aos conceitos físicos trabalhados, o que gerou maior dificuldade de entendimento nos alunos foi o conceito de movimento. O professor passou para os alunos a seguinte definição:

“ Um corpo está em repouso quando, em determinado intervalo de tempo, sua posição não varia em relação a um determinado referencial, e está em movimento quando sua posição varia em relação a esse referencial.”

Quando o professor pergunta para os alunos:

- Um banco dentro de um ônibus que viaja por uma estrada a 70 km/h  está em repouso ou em movimento?

O professor espera que eles digam que depende do referencial. Que o banco está em repouso para um referencial fixo dentro do ônibus mas que está em movimento para um referencial na rua. Uma árvore, por exemplo.

Depois do professor dar essa resposta para os alunos ele modifica a pergunta e diz:

-Uma árvore plantada na beira de uma estrada, está em repouso ou em movimento?

A maioria dos alunos responde:

- Em repouso.

Como poderíamos facilitar o entendimento desse conceito?

 

 

Tags:

One Comment to “Como despertar o interesse dos alunos pela física?”

  1. Camila Nart Gonçalves disse:

    Olá Simone! Vejo que você começou seu post com aquelas indagações que todos nós (ou a maioria), professores temos em relação ao nosso trabalho. Realmente a nossos olhos a Física é uma disciplina fascinante e, de certa forma; não entendemos como os alunos podem não se interessar. Há várias maneiras de trabalhar a Física, geralmente a solução que nos apresentam, é que falta a parte de experimentação. Não acredito que seja tão simples assim resolver essa questão de Ensino da Física. Ensino-aprendizagem é um processo complexo que leva em conta além de metodologias aplicadas, contexto da escola e as singularidades de cada aluno. Sempre que entro em uma escola, a cada dia; vejo um laboratório.
    Quanto ao assunto que o professor apresenta, noções de movimento e repouso que depende de um referencial; o que eu observo é que pode ser que o problema de eles não entenderem essa questão , esteja além da explicação. É aquela questão de quebrar concepções prévias. Passamos para eles que referencial é um corpo ou ponto no qual observamos o fenômeno e que, se o objeto que observamos muda sua posição (se vemos ele se distanciar ou afastar) este corpo está em movimento e , caso ele não mudar sua posição em relação ao referencial que estou; estou em repouso. Geralmente, a dica que damos aos alunos e se imaginar naquele referencial. Eu mesma, já passei isso a eles e até mesmo os que entendiam; por algumas vezes; confundiam-se devido as concepções de movimento e repouso que já trazem consigo. Não acredito que é de uma hora para outra que vão quebrar essa concepção, mas que já estimulamos neles esse novo pensar (novo ponto de vista, o da Física) e que eles necessitam de certo tempo para aceitar. Comigo, enquanto fui aluna, foi assim. Levei algum tempo mas, derrubei minhas antigas concepções da mesma maneira, em que, agora; precisamos quebrar outras tantas.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.