(G4) Relato de Estágio
jul 4th, 2014 | By Simone Alaide da Silva | Category: Diário de CampoAs minhas aulas nessa disciplina de estágio C foram um pouco complicadas, não as aulas em si, mas a dinâmica de funcionamento da escola. Inicialmente eu iria estar trabalhando com os segundos anos do período vespertino, que seriam as mesmas turmas que eu havia trabalhado nos estágios A e B o que pra mim seria perfeito. Queria dar continuidade as minhas pesquisas relacionadas a importância da resolução de problemas no ensino de física e a importância do lúdico em sala de aula. Manter as turmas ajudaria muito na análise dos resultado e eu estava muito animada com isso. Devido a mudanças no horário do professor tive que acabar trocando de turmas, mudando meu planejamento e por fim desanimei um pouco com relação a pesquisa.
Meu estágio C se desenvolveu por fim em duas turmas de primeiro ano. Primeiro sete e primeiro oito, nas últimas semanas porém, teve uma nova troca de horário e acabei encerrando o estágio somente com o primeiro oito. Muitos desses alunos dos primeiro anos tinham sido meus alunos em matemática no ano anterior, eles eram participantes de um projeto criado pelo governo estadual no qual não poderiam reprovar desde a quinta série até a oitava série, por isso, muitos desses alunos tem séria dificuldade em matemática e até em escrita e leitura. No início eu não fiquei nada feliz com essa troca mas já aprendi que quando não tem como fugir de uma dificuldade, o jeito é encarar de frente como um novo desafio e fazer o melhor que puder. foi o que tentei fazer.
Durante as aulas com esses alunos trabalhei sempre levando materiais para a sala de aula, na maioria das vezes brinquedos para representar uma situação problema, fiz muitos desenhos no quadro, trabalhei os problemas dentro da minha proposta de enfatizar a interpretação e a análise dos resultados. Para minha surpresa trabalhar com eles foi muito prazeroso, eles me recebiam sempre com sorrisos e eu sentia que estavam interessados no que eu ia mostrar e falar. Durante as resoluções dos problemas eles participavam e davam opiniões.
Quando o professor me falou que ele ia elaborar a prova fiquei um pouco preocupada, imaginei que talvez a prova devesse ser elaborada por mim, porque eu queria direcionar as idéias deles para a maneira como o conteúdo foi trabalhado por mim. Depois, refletindo a respeito cheguei a conclusão de que seria bom que a prova fosse elaborada pelo professor porque afinal de contas as provas que eles terão que fazer serão provas tradicionais e eu fiquei imaginando que, se ocorreu realmente a aprendizagem eles deveriam conseguir responder quaisquer problemas relativos aquele conteúdo.
Hoje fiz a análise dos resultados obtidos com essa avaliação e fiquei muito feliz e até surpresa com os resultados obtidos por eles. Na turma tem vinte e nove alunos, no dia da prova dois faltaram. Os demais fizeram a prova e o resultado foi o seguinte: dois alunos tiraram nota inferior a cinco, oito alunos tiraram notas entre cinco e sete e dezessete alunos tiraram nota acima de sete. Conhecendo os alunos e sabendo de todas as suas dificuldades chego a me emocionar com os resultados e espero sinceramente ter despertado neles um gostinho pelo física.