Uma análise da Importância da Resolução de Problemas e do Lúdico no Ensino de Física

dez 6th, 2013 | By | Category: Reflexões

Durante minha carreira como professora sempre pensei a respeito da minha prática tentando me aprimorar, com o objetivo de tornar a aprendizagem dos meus alunos mais prazerosa e por consequência minhas aulas mais agradáveis a eles para que também eu tivesse mais satisfação no meu trabalho. Observando minha própria prática e a de outros colegas da área sempre me frustrei com o modo como os alunos erravam a resolução de problemas que pareciam tão simples a princípio. Fazendo uma análise dos erros mais comuns, percebi que a maioria dos alunos, alem de não interpretarem com coerência não faziam análise final dos resultados. Muitos deles não tinham a menor ideia do que estavam calculando, prova disso, era que erravam as unidades colocadas junto ao número candidato a resposta do problema. Desse modo decidi que minha questão de investigação seria a respeito da importância da resolução de problemas no ensino de física.

Me parece bastante óbvio que uma nova maneira de encarar a resolução de problemas deveria mudar o modo como as alunos encaravam os problemas. Porém ao fazer uma análise e um planejamento mais elaborado das minhas aulas e tendo conhecimento do comportamento dos alunos, me deparei com um novo desafio no qual eu não havia pensado: Como vou chamar a atenção dos alunos para a minha aula? Como vou motivá-los a querer resolver os problemas? Era preciso arrumar um jeito de construir com eles os problemas em sala de aula, para que eles se interessem em resolvê-los.Foi então que decidi que levaria objetos para a sala de aula, principalmente brinquedos que pudessem simular uma situação do cotidiano do aluno, que resolveríamos problemas criados por nós mesmos com os objetos que levei.  Os resultados foram surpreendentes.

Tags: ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.