O uso de softwares no ensino de física

dez 16th, 2013 | By | Category: Vídeo-Depoimentos

Relato

4 Comments to “O uso de softwares no ensino de física”

  1. Jairo Nunes dos Anjos disse:

    Em poucas palavras procurei relatar como foi a experiência nas aulas de estágio ministradas no Colégio Estadual do Campo Irmã Clara, em uma turma do 3º ano do ensino médio.
    Com o tema investigativo “A restrição do Livro didático de Física” busquei abordar o Eletromagnetismo utilizando softwares disponíveis no site PhET Colorado, de maneira a fazer o aluno criar uma conexão do tema com seu cotidiano.

    • Waldyr Carneiro de Campos disse:

      Com certeza Jairo, nos professores devemos procurar novas alternativas para tentar atrair a atenção dos alunos, sendo por meio de animações, experimentos, vídeos e imagens. Mas é bom lembrar que o livro de didático é o recurso mais acessível tanto de nos professores como dos próprios alunos, se os alunos aprenderem a utilizar o livro pode também despertar o interesse pela disciplina de Física.

  2. Felipe Torquato Vieira disse:

    Nas primeiras 4 aulas, as duas primeiras foram em sala de aula e duas na informática utilizando o simulador e visualizando imagens, ainda estou fazendo a analise dos dados de uma pesquisa que fiz com os alunos sobre o que “gostaram mais”, porém já tenho uma certeza, de acordo com o que presenciei em sala de aula durante a aplicação do plano de estágio…

    Notei que os alunos aprenderam mais na resolução de exercícios do que na informática, e na sexta aula antes da entrega de uma lista, o alunos diziam que se não sabiam nada como iriam resolver a lista?

    mas durante a resolução da mesma perguntaram suas dúvidas e no fim teve alunos que terminaram todos os exercícios na integra, mostrando assim que o aprendizado aconteceu plenamente no momento que praticaram a resolução de exercícios.

    Com certeza, colegas Jairo e Waldir, uma aula diferenciada é interessante, mas sem os alunos trabalharem, ou seja fazer vários exercícios, não entenderam plenamente a física. E como comentou o Waldir, se aprenderem a usar o livro teriam mais interesse pela física, ou seja, não existe a necessidade da tecnologia, mas se utiliza para tentar despertar um interesse de alguns que não compreendem o assunto em sala de aula.

    • Jairo Nunes dos Anjos disse:

      Então Felipe, eu acredito que somente haverá aprendizado quando conseguirmos unir as duas coisas( resolução de exercícios e TIC) de forma que estas não se tornem a única ferramenta pedagógica em sala de aula.
      Pois percebo que a cada dia que se passa os alunos estão inseridos no mundo digital, desta forma não vejo outra alternativa que possa permear o meio estudantil de forma tão atrativa a não ser atrelar ao ensino as tecnologias digitais disponíveis nas escolas.
      Outro ponto interessante citado por você, é de que eles não conseguiram obter tanto conhecimento com a informática, penso da mesma forma, não existe possibilidades de avanços relacionados a física quando eles não conseguem assimilar o conceito por completo, e como sabemos são poucos os alunos que buscam entender por completo um assunto, visto que para isso eles necessitam de muita leitura sobre o tema em questão. Uma alternativa há muito citada se trata de materiais paradidáticos, e isso eles dificilmente fazem, pois se torna muito mais prazeroso manusear um computador para buscar informações, e este recurso ao mesmo tempo que ajuda, também atrapalha oferecendo outras coisas muito mais atrativas do que assuntos relacionados a física.
      Em minhas aulas estou utilizando um pouco de cada coisa, vejam que esta escola que aplico meu projeto é diferenciada, pois os alunos estão ali por escolha própria, visto que é uma Escola Estadual Casa Familiar Rural, os alunos ficam em período integral, sendo eles filhos de agricultores que assim decidem coloca-los ali para aprenderem conteúdos de uma escola tradicional, bem como existem disciplinas voltadas para o manejo da terra, onde os professores possuem formação em agronomia, e também temos professores que são veterinários.
      A escola possui alojamento para os alunos, terreno para o plantio de várias plantas, bem como o preparo de atividades que devem ser executadas na propriedade do aluno, onde este tem acompanhamento da equipe de professores que fazem visitas periódicas nas casas de cada aluno para avaliar se estão aplicando na prática o que aprenderam na teoria.
      Então veja, esses alunos são diferenciados, existe um suporte muito grande por parte de suas famílias, em sala de aula vejo como são determinados naquilo que querem, outra coisa diferenciada se apresenta nas aula de física, onde eles possuem uma vontade muito grande em aprender.
      Na primeira semana trabalhei com eles em uma aula somente trocando informações, pois sentem muita curiosidade em saber como funciona um curso superior, na segunda aula apresentei o tema a ser trabalhado que é Eletromagnetismo.
      Fizemos uma dinâmica envolvendo os conhecimentos prévios de cada um, muito boa a participação da turma, interagem bastante.
      Na segunda semana, que foi no dia 24/04/14,na primeira aula passei a utilizar um projetor para expor o contexto histórico, e na segunda aula eu planejava levar eles para o laboratório de informática, mas como havia preparado alguns vídeos que encontrei em Maravilhas Modernas, (que por sinal auxiliou muito o entendimento das inúmeras aplicações do magnetismo em nosso cotidiano) acabei utilizando a aula toda para este fim, mesmo por que vejo o laboratório como sendo utilizado apenas para simuladores, pois outra função se torna quase que inviável… a não ser para pesquisas em alguns sites. Entendo que esta parte da física se torna bastante complexa quando tratamos de resolver exercícios que envolvam cálculo, por isso eu percebia também uma certa desmotivação na maioria dos alunos do estágio B.
      Desta forma não pretendo repetir algumas partes aplicadas aos alunos do estagio passado, vejo uma oportunidade imperdível de fazer algumas mudanças neste momento, mesmo por que a turma exige, pois são mais participativos…

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.