(G1) ESEF C – Depoimento inicial – Simone Sobiecziak
mar 21st, 2014 | By Simone Sobiecziak | Category: Vídeo-Depoimentos
Vídeo Depoimento inicial sobre o Estágio C:
- escolha da escola
- escolha do tema
- escolha dos artigos
Vídeo Depoimento inicial sobre o Estágio C:
- escolha da escola
- escolha do tema
- escolha dos artigos
Saudações!
Prezada Simone,
Vendo seu vídeo-depoimento em que você vai trabalhar com História e Filosofia da Ciência com óptica aos alunos do terceiro ano do ensino médio, vejo que eles têm acesso a internet somente na escola e que o livro didático não trabalha com o tema em questão, diante disto gostaria de lhe perguntar como você vai trabalhar com eles o teu tema?
Olá Diorges eu estou indo para a décima aula, ou seja, quinta semana de estágio, e posso lhe dizer já, como as aulas estão indo de acordo com os seus apontamentos.
Os alunos não tem acesso à internet, então procuro levar tudo em slides, com imagens, vídeos, simuladores, para que eles consigam aprender durante as aulas, pois sei que em outro momento não terão acesso a nenhuma informação sobre os conteúdos. Isso me ajuda também a sanar o problema do livro didático deles que é muito fraco, ele não traz contextualizações, não traz problemáticas, nem chama atenção dos alunos. Ele apenas traz pequenos conceitos sobre os fenômenos, as fórmulas e depois exercícios puramente mecânicos e matemáticos sem contextualização. Ao final de cada capítulo ele tem uma ou outra passagem breve da história da física ou alguma sugestão de experimentos para os alunos fazerem em casa como atividade extra. Sendo assim, eu continuo baseando minha aula no livro do ano passado do autor Pietrocolla (Física em contextos), inclusive indico este livro a todos os colegas que possam ter acesso na escolha do PNLD do ano que vem, ele é super contextualizado, muito bem ilustrado e traz toda a história da física de maneira muito interessante.
Sendo assim, procuro levar a eles textos impressos, e quando posso aproveito o livro deles quando quero resolver exercícios ou tirar algum texto que ele contenha.
Até agora esses detalhes não impediram o aprendizado dos alunos no estágio.