(G1) Relato ESEFC – Simone Sobiecziak – Segunda aula

abr 6th, 2014 | By | Category: Diário de Campo

A segunda aula aconteceu de maneira muito produtiva para mim. Ela foi mais dinâmica do que a primeira, pois eu utilizei dois experimentos e um simulador, o quadro e slides.

O início da aula aconteceu relembrando a última aula, eu tinha passado um vídeo para eles sobre a evolução do pensamento dos cientistas e da história a respeito das teorias e da história da luz, o filme foi muito interessante e fechou com tudo que nós tínhamos discutido anteriormente..

Os alunos fizeram muitas anotações em seus cadernos do que viram no filme e discutimos aspectos sobre como a ciência é feita e como os cientistas fizeram a ciência no decorrer dos tempos. Os alunos colocaram considerações a respeito do papel da igreja na construção do conhecimento e no desenvolvimento da pesquisa, também comentaram a respeito de algumas teorias que acharam “engraçadas/estranhas” que os físicos elaboraram no passado a respeito da luz (como por exemplo aquela em que diz que existe partículas de luz que ejetam do olho em forma de farol e assim o observador consegue enxergar), eles também falaram do papel dos filósofos e astrônomos na constituição da teoria física (isso ficou bem claro no filme) e o mais importante foi que eles conseguiram perceber o Newton na história da Luz, eles falaram dos trabalhos de Newton e comentaram que ele conseguiu reproduzir um arco-íris cuspindo água contra uma janela iluminada pelo sol. A partir deste momento eu comecei a fazer as interações discursivas, pois eles tinham chegado no ponto em que eu queria que era a formação de todas as cores pela luz branca.

Então comecei perguntar a eles, como que Newton conseguia reproduzir este arco-íris, para que eles pudessem me responder que era por causa da luz do sol. Também aproveitei o momento e comentei sobre o papel deste experimento de Newton para a igreja, que não aceitou a ideia, pois dizia que o arco-íris era um sinal de Deus. E ao final perguntei ainda, depois de todas as discussões afinal, como enxergamos as coisas, para que ficasse claro a eles que a luz reflete e assim conseguimos enxergar. Para concluir entreguei um texto adaptado do filme e de um artigo para eles terem as principais ideias registradas.

Logo depois das discussões eles me falaram que a luz do sol era composta por todas as cores, e era a luz do sol a responsável pelo arco-íris.

Pelo fato de não ter sol eu levei uma lanterna para a sala de aula e apontei ela para o prisma para tentar decompor as cores, mas a lanterna era de led, e não funcionou.

Então levei um prisma e uma lupa para a sala e pedi que eles apontassem para a lâmpada, para poderem perceber realmente que a luz branca conseguia se reproduzir em todas as cores.

Depois do experimento pedi a eles que fizessem as considerações sobre o experimento e as discussões no caderno, para que depois quando fizéssemos a avaliação eles pudessem ter material para estudar. (já que estivemos trabalhando com slides e filmes e eles não têm computador em casa para poder levar e estudar).

Então pedi um trabalho para a próxima aula (elaborei o trabalho em conjunto com a professora, uma nota parcial da compreensão deles sobre o assunto) – isso não constava no plano de ensino, mas achei muito interessante a ideia.

O trabalho que eles irão entregar na próxima quinta, é um relato com as próprias palavras sobre o que eles viram no filme e a relação do filme com o experimento do prisma que difunde todas as cores. Que ligação eles podem fazer com essas situações.

 

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2 Comments to “(G1) Relato ESEFC – Simone Sobiecziak – Segunda aula”

  1. Diorges Evandro Guessi disse:

    Saudações!

    Prezada Simone,

    A tua aula foi muito produtiva conforme teu relato vejo que os alunos estavam motivados. Diante do exposto algo chamou minha atenção principalmente o tempo que você trabalhou com o tema, você tem duas aulas com eles no mesmo dia?
    Sobre o conteúdo, vejo que você também levou aula experimental demonstrativa, em minhas aulas também faço uso deste recurso didático e os alunos ficam mais interessados na Física e quanto ao trabalho dos alunos relacionado com filme e o experimento que não estava no plano de ensino é uma estratégia motivacional para fixação de conteúdo ótima.

    • Simone Sobiecziak disse:

      Olá Diorges, são duas aulas no mesmo dia sim. Tive sorte do horário da escola contribuir para o bom andamento das aulas de estágio, pois ao meu ver quando as aulas são geminadas o estudo rende mais.
      Em relação às estratégias de motivação utilizadas, todas foram aceitas e chamaram a atenção. Algumas mais outras menos, mas todas serviram para que a aprendizagem deles fosse melhorada.
      O filme foi melhor do que eu imaginava, por ser longo e legendado, imaginei que talvez ele não fosse tão atraente aos alunos, mas ainda bem que me enganei. O que fez a atividade ser bem aceita foi a introdução ao conteúdo que eu dei antes do filme, falando sobre todas as imagens deformadas que eles tinham da ciência e que citaram quando trabalhamos as interações discursivas. Eles demonstraram muito interesse em conhecer mais sobre o mundo da física e dos físicos também. Depois desta introdução muito importante, enquanto assistiam ao filme iam anotando suas conclusões e eu também ia chamando a atenção deles para aspectos que tínhamos comentado em sala.
      Para melhorar tudo, os relatórios deles ficaram muito bons, eles colocaram aspectos bem interessantes que eu gostaria que realmente tivessem percebido nas discussões e no filme.
      Julgo que uma atividade como essa, deve ser precedida de uma boa introdução, senão o filma ficaria sem sentido e não chamaria a atenção deles.

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