(G1) – Relato ESEFC – Simone Sobiecziak – 2a aula (parte 2)

abr 6th, 2014 | By | Category: Diário de Campo

Como a aula 2 foi mais dinâmica vou continuar descrevendo como terminei o trabalho naquele dia.

2o momento: O próximo momento foi de interação com os slides, apresentei a eles o espectro, comentei sobre as características do espectro, espectro visível ao olho humano, não visível ao olho humano, sobre as características do espectro como frequência e comprimento de onda. Falei sobre a luz que é uma onda que se propaga com a velocidade das ondas eletromagnéticas, e sobre as ondas que não são visíveis a olho humano.

Eu perguntei a eles porque não conseguíamos ver as microondas por exemplo. Gostei muito da resposta dada por uma aluna, ela disse que: não enxergamos porque essas ondas tem cores diferentes das que nós podemos ver. A partir deste comentário consegui explicar a eles o que caracterizava cada onda, que era a frequência diferente da que podemos ver e não necessariamente a cor.

Começamos discutir sobre o assunto e veio a questão do controle remoto, que funciona mas não conseguimos enxergar, lembrei-me de um experimento simples que o controle é apontado para o celular e ele consegue captar as ondas e pode-se ver as ondas através da câmera do celular. Aproveitei o momento e fiz o experimento. Eles adoraram. Também aproveitei a oportunidade e voltei a pergunta a eles. Por que então, a olho nu não vemos e no celular vemos as ondas que saem do celular. Discutimos e eles entenderam que o celular tem frequência capaz de poder detectar o que o olho humano não detecta, ele transforma em uma frequência visível.

Ao final deste momento, fiz perguntas para que eles respondessem por escrito em seus cadernos para ficar registrado: – o que é visível ao olho humano? Por que não vemos as microondas? Por que não vemos os raios x?

 

3o momento: Após a reflexão e conclusão da parte teórica levei eles a física das fórmulas, apresentei a fórmula que relaciona velocidade, comprimento de onda e frequência da onda. Para melhor entenderem o significado de cada parte da fórmula utilizei um simulador que mostra a diferença entre o comprimento da onda e a frequência, mostrei no simulador as variações para que eles entendessem com maior clareza. Expliquei como funcionava a fórmula, e utilizamos exemplos do espetro que estávamos estudando para fazermos exercícios.

 

4o momento: Ao final da aula fiz um experimento sobre ângulo de difusão, para mostrar aos alunos que as cores encontram-se nas posições certas do espectro devido a esse angulo que elas difundem. Como a aula já estava quase acabando, fiz o experimento e eles logo compararam com o espectro. Eu mostrei no prisma a difusão do verde e do vermelho com laser dessas cores. Eles perceberam as relações e eu pedi que anotassem em seus cadernos as conclusões.

Tags: , ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.