(G3) Estágio B e C – Primeiros relatos.
mai 12th, 2014 | By Heitor Schade | Category: Diário de CampoIniciei os meus estágios no Colégio Sebastião Cardoso Leal, situado a aproximadamente 35 km do centro do município de Campo Largo, na localidade chamada de Itambezinho. Esta localidade possui características rurais. O colégio atende também outras localidades circunvizinhas. A localidade é atendida apenas por um TUP (telefone de uso público). Na região do colégio não há sinal de celular. Embora não possua telefone, o Colégio é atendido por internet via satélite. Estagio nas turmas do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio. A maior turma é a do 1º Ano com 22 alunos. A menor é o 2º com 10 alunos. O 3º possui 13 alunos.
O tema que escolhi para análise neste estágio é a Motivação para o aprendizado de Física. Este tema está sendo trabalhado nas três turmas. A minha proposta é trabalhar a Física de forma diferenciada, inserindo atividades experimentais, vídeos, apresentações, simulações, vinculando a Física a fatos cotidianos (Física do dia-a-dia), ao desenvolvimento tecnológico, bem como enfatizando a sua interdisciplinaridade, principalmente com a História, sem me esquecer do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Com a finalidade de nortear o desenvolvimento e aplicação da minha proposta, elaborei um questionário para verificar se ela está sintonizada com os anseios e perspectivas do corpo discente bem como quantificar os resultados levantados. Para atender a necessidade exigida, o questionário foi elaborado pautado na escala de Likert.
O questionário foi aplicado nas três séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Francisco Belinoski, no segundo semestre de 2013, totalizando 57 alunos participantes. Neste ano (abril de 2014) o mesmo questionário foi aplicado a 18 alunos do Colégio Estadual Sebastião Cardoso Leal, para as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Optei por não aplicar o questionário para a turma do 1ª ano pelo fato dos alunos estarem iniciando agora o seu convívio com a disciplina de Física, diferentemente do 1º ano do Colégio Belinoski, que na época da aplicação do questionário, já havia vivenciado seis meses da disciplina.
As questões do questionário aplicado abordavam os seguintes pontos:
Primeira questão: Verificar se os alunos possuem interesse em aprender a Física.
Segunda questão: Identificar se os alunos relacionam a Física com o seu dia-a-dia.
Terceira questão: Levantar se os alunos relacionam a Física com o desenvolvimento tecnológico.
Quarta questão: Identificar qual o grau de dificuldade de aprendizagem na disciplina de Física.
Quinta questão: Verificar com qual(is) disciplina(s) o aluno consegue relacionar com a Física.
Sexta questão: Identificar qual(is) a(s) dificuldade(s) o aluno apresenta para o aprendizado de Física.
Sétima questão: Levantar quais as mídias sociais que os alunos utilizam.
Oitava questão: Levantar qual a utilização semanal da internet por eles.
Nona questão: Identificar quais as ferramentas computacionais que eles sabem utilizar.
Décima questão: Identificar se os alunos sabem baixar um arquivo de um site da internet.
Décima primeira questão: Verificar se os alunos sabem enviar um arquivo por e-mail.
Décima segunda questão: Levantar quais os recursos que os alunos preferem para adquirir (copiar/armazenar) os conteúdos aplicados.
Décima terceira questão: Levantar qual(is) o(s) recurso(s) que se utilizado(s) os motivariam para o aprendizado de Física.
Ao longo do semestre irei detalhar melhor cada um dos itens.
Olá Heitor, muito boa a sua proposta! Com relação as perguntas do questionário que você propôs, fiquei com alguma dúvida em perguntas do tipo a 1a e a 4a questão, em ambas o aluno faria uma auto avaliação de seu grau de interesse e de sua dificuldade com relação a Física ou seriam questões mais abertas em que o interesse e a dificuldade (e o grau de ambos esses aspectos) poderiam ser inferidos à partir da interpretação das respostas? Te pergunto isso pois acredito que muitos alunos não saberiam atribuir sua curiosidade científica ao aprendizado de física e também às dificuldades em matemática o seu desinteresse e por conta disso acredito que perguntas mais abertas poderiam identificar melhor o interesse ou a dificuldade do que a auto avaliação dos alunos. Bom trabalho.
Legal Heitor! é muito legal trabalhar nessas escolas quase isoladas! nós aprendemos muito! já trabalhei em uma escola de caracteristicas parecidas e adorei!
Excelente sua ideia do questionario, no começo do meu estagio, (A e B) tambem tive de aplicar uma prova de sondagem pois não conhecia os alunos e não sabia em nivel eles estavam, a prova me situou melhor.
A respeito do comentario do colega sergio, tambem fiz uma prova de sondagem com alternativas para assinalar, não havia nenhuma questao aberta, exceto a de quantas horas de estudo semanais cada um fazia.
Isso facilitou muito tabular os dados.
Parabéns pela pesquisa, abraços aos colegas!