semana de 18/03 a 22/03

mar 24th, 2013 | By | Category: Diário de Campo

19/03

Assistidas mais duas aulas da mesma turma. Nesta ocasião o professor deixou como “dever de casa” a resolução de um problema referente à Lei de Coulomb, mas este problema não possuía dados quantitativos:

O problema consistia em 3 (três) cargas, Q1, Q2 e Q3 , distribuídas em um triângulo eqüilátero, com Q1 (positiva) no vértice superior e Q2 e Q3 (negativas) nos vértices inferiores, esquerdo e direito. No centro do triângulo o professor colocou uma carga q,  positiva . O lado do triângulo media l.

Este é um problema “mais aberto”, pois os alunos teriam que formular hipóteses, conforme os valores atribuídos a  Q e a q , além do valor atribuído ao lado l. Ou teriam que explicitar a força resultante em termos de , Q, q e l.  Teriam que encontrar a relação que existe entre o lado do triângulo e a distância entre as cargas. Teriam que “desconfiar” que as cargas  possuem um mesmo módulo (já que foram escritas com a mesma letra maiúscula). Teriam que fazer suposições sobre ângulos envolvidos.

O professor falou: “quem consegui resolver ganha 10 de média”.  Estou curioso para saber se algum aluno vai conseguir resolver este problema. Vou ficar atento quanto a isso.

Após passar esta tarefa para os alunos, o professor começou um novo assunto: Campos elétricos. Como havia feito na primeira aula sobre a Lei de Coulomb, o professor utilizou bastante de interações discursivas para introduzir este assunto. Explicou sobre a atuação radial de um campo elétrico. Após falar sobre campos elétricos ele usou o mesmo método de esquematizar no quadro com desenhos. Explicou um pouco sobre a fórmula E=F/q, mas não teve tempo de passar exercícios pois as aulas terminaram.

Neste mesmo dia, após as aulas dei uma passada na sala dos professores (já tinha ido em outras ocasiões e reparei que o quadro de avisos que existe lá estava com a seguinte frase: “Professores: Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção – Paulo Freire.”

Este quadro, normalmente é usado para avisos gerais (alunos que comunicam licenças médicas, mudança de horários, etc…) E neste dia 19 apareceu a frase de Paulo Freire.

Nesta sala dos professores, os mesmos “batem o ponto” literalmente e aguardam o início das aulas. Conversam bastante sobre vários assuntos. Alguns dão uma olhada nos jornais. Outros tomam cafezinho. Conversei neste dia com um professor de matemática (um pouco “mais velhinho” que os outros) e disse para ele que eu estava fazendo estágio na disciplina de Física. Ele disse que estavam faltando profissionais nessa área e me deu os parabéns por minha escolha. Ainda elogiou muito o professor de Física que estou acompanhando. Aos poucos estou conhecendo também os professores de outras disciplinas, já que sempre que vou para a escola, também aguardo o início das atividades na sala dos professores.

Tags: , ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.