Reflexão

mar 31st, 2013 | By | Category: Reflexões

Estou observando aulas no 2o ano do Ensino Médio em uma escola profissionalizante estadual. Nesta escola, os alunos cursam o ensino médio integrado com o curso profissionalizante de Técnico em Saneamento. A turma é composta por 14 alunos, a escola é tida como uma das melhores da cidade, por ter uma estrutura grande, organizada, ter laboratórios equipados.

Estou visitando a escola desde o dia 25/02, além de observar as aulas consegui fazer uma entrevista com o professor e com um aluno até agora, mas pretendo, conforme sobrar tempo, entrevistar mais alunos e também a parte administrativa e pedagógica da escola.

O professor que estou observando as aulas, já foi tutor de uma turma do Prolicen, ministra aulas há 19 anos, tem muito domínio do conteúdo e demonstra também uma forma muito interessante de trabalhar com os alunos. Os alunos não possuem livros didáticos, então o professor em todas as aulas dita (de maneira oral mesmo) desde os conteúdos e também exercícios para os alunos. Não vi até hoje o professor consultar nenhum tipo de bibliografia, nem para elaborar as avaliações.

Os alunos desta turma são interessados, críticos, participam, mas não levam muito a sério a questão das atividades de casa, sempre que o professor dá uma atividade, mesmo que seja valendo nota eles não trazem pronto.

O professor desde o primeiro dia de aula está trabalhando com o assunto de medidas térmicas, fez duas avaliações do mesmo assunto, sendo uma de forma diferenciada com trabalho em duplas com uma parte em casa e uma parte na escola, e outra uma avaliação formal, uma prova escrita, individual e sem consulta. Estas duas avaliações foram feitas na duas últimas semanas de aula, espero que na próxima semana em que irei observar as aulas ele mude o assunto em que está ensinando para os alunos.

Em meu diário de campo, o tutor André, me questionou sobre isso, sobre o professor estar somente em um assunto e fazer duas avaliações sobre o mesmo assunto, sendo que está perdendo tempo de certa forma e poderia estar concomitantemente ensinando outros conteúdos ou já ter iniciado outro assunto aos alunos. Eu argumentei que estou somente observando, e que também não concordo com a maneira que o professor está guiando as aulas, porém, no primeiro dia de aula, falei ao professor da possibilidade de trocarmos ideias sobre as aulas dele, ele foi franco e disse que não aceitaria ser avaliado por mim, e que quem tinha que avaliar seria ele. Então fiquei de mãos atadas em relação a isso, pois mesmo que pudesse conversar com ele a respeito disso, ele não aceitaria.

As aulas em sua maioria são expositivas e dialogadas, o professor não apresentou nenhuma dinâmica de aprendizagem, nem experimentos práticos e também quando na entrevista questionei, como ele faz para diferenciar o trabalho de ensinamento pelo motivo de trabalhar com um curso profissionalizante, ele disse que trabalha da mesma maneira no ensino regular e no profissionalizante. Que não adota metodologias diferenciadas, e que a ementa é exatamente igual. Ele argumentou que os alunos possuem disciplinas específicas voltadas para a sua formação diferenciada, como hidrostática, desenho técnico,  materiais de construção, topografia, instalações prediais, auto-cad, projetos e legislações. Por esse motivo ele não diferencia as aulas naquele lugar.

Cada professor tem uma maneira de ministrar suas aulas, e mesmo que eu não concorde em alguns pontos com esse professor, cada aula aprendo coisas diferentes e maneiras diferentes de abordar os conteúdos, mesmo que eu já lecione há 7 anos no ensino médio, consigo observar as aulas e sempre levar algo de bom para a minha prática, penso que um professos nunca pode engessar seus pensamentos, suas metodologias e seus ensinamentos, deve sempre estar pronto a aprender novamente, sempre buscar novas formações, para poder acompanhar a evolução dos alunos e do mundo. Por isso, que mesmo tendo uma primeira graduação, aprendi muito com esta segunda e quero continuar buscando formações para melhorar cada vez mais meu desempenho didático.

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One Comment to “Reflexão”

  1. robertot disse:

    Lendo o relato da Colega Simone, chamou-me a atenção o fato de o professor usar um número considerável de aulas para passar os conteúdos sobre “medidas térmicas”. O mesmo “problema” estou tendo no meu estágio, onde o professor também usou muitas aulas para os conteúdos sobre a Lei de Coulomb.
    Mas não sei se podemos chamar isso de um problema. Como estagiários do curso de Licenciatura em Física, é natural que estejamos ansiosos para ver a atuação do professor, com relação a outros conteúdos.
    Porém, devemos ter em mente que o professor já fez um planejamento para o bimestre, ou semestre. Pelo menos no caso do professor que estou acompanhando, ele já tem esse planejamento. E de acordo com tal planejamento ele está “em dia com a disciplina”, digamos assim. Então estou argumentando sob a ótica do meu estágio.
    Acho essa questão muito relativa. Como já argumentei, estamos ansiosos para ver outros assuntos. Estamos acostumados, na Licenciatura, a ter o conteúdo de um semestre inteiro em dois encontros presenciais, mais algumas vídeo aulas.
    Mas realmente não acho que seja um problema “gastar” aulas para que os alunos realmente entendam, pelo menos, o conteúdo que está sendo estudado, desde que isso não comprometa o restante do planejamento. O que eu acho que poderia ser feito, é relacionar o conteúdo que está sendo estudado com outras áreas da física (e até da matemática), quando isto for possível ou pertinente.
    Concordo com a colega no que se refere à ausência de aulas práticas, já que, segundo ela afirmou, a escola possui laboratórios equipados.

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