Ciência e Física
mar 31st, 2013 | By Nizilene Daiane Soares Muller | Category: ReflexõesEstou observando as aulas de ciências, numa turma da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Os conteúdos estudados nessa série dão uma ideia inicial, um estudo básico, dos conceitos que serão estudados detalhadamente no ensino médio na disciplina de física e química. A professora da classe utiliza o livro didático como uma ferramenta principal para suas aulas. Ela segue os conteúdos que estão na sequência do livro didático. No livro utilizado, os capítulos são divididos em três unidades, na primeira unidade é estudado “o que a física e a química estudam”, na segunda unidade “a química” e na terceira unidade “a física”.
Na minha primeira observação, a professora fez a correção dos exercícios referentes ao capítulo 1, Matéria e energia: propriedades gerais. Durante a correção, observei que os alunos estavam confusos nas questões que envolviam mudanças de estado físico da matéria, principalmente quando era para diferenciar ou citar, quais das situações reais eram evaporação ou vaporização. Esse conceito é fundamental para o entendimento de alguns conceitos físicos da terminologia, por exemplo, calorimetria. Se ele é fundamental, o que podemos fazer para o aluno compreender melhor essa situação?
Na outra aula, a professora introduziu o conteúdo propriedades específica da matéria, dando uma maior ênfase para o conceito densidade. Que não deixa de ser importante para a física, porque com essa propriedade é possível explicar situações que os alunos observam no seu dia a dia.
O último conceito observado até o momento foi o átomo. Esse conceito, na física, tem um papel importante para explicar outros conceitos físicos. Para explicar alguns fenômenos elétricos, por exemplo, é necessário que os alunos conheçam como os átomos são e quais são suas características.
Para concluir as explicações, feitas anteriormente, posso dizer que na física, como nas outras disciplinas também, existem conceitos que não podem ser deixados de lado, porque eles são pré-requisitos para o entendimento de outros conceitos.
Nizilene, é legal você estar observando o 9º Ano, pois é nesse ano que eles têm a introdução e a base para estudar a física e a química do ensino médio e é importante ter uma boa base, pois se eles já vem com alguma dificuldade em conceitos básicos fica mais difícil aprender os conceitos físicos do EM. Você mencionou que a professora segue o livro didático, mas como ela faz isso? Ela o segue fielmente, como se fosse uma bíblia ou somente usa o livro como um norteador para suas aulas e para dar a sequência padrão ao conteúdo?
Sim, o conceito de densidade é muito importante para entendermos certos fatos que ocorrem no cotidiano, mas gostaria de saber se os alunos perceberam isso. Se a professora citou exemplos do cotidiano que estejam ligados a esse conceito, para mostrar aos alunos que o que eles veem na teoria está ao redor deles o tempo todo. Porque muitas vezes mostramos aos alunos os conceitos teóricos, mas se não mostrarmos o exemplos práticos, eles acabam não conseguindo visualizar isso e não interligam o conceito à pratica.
Oi Patricia, a professora segue o livro como um norteador, no sentido de seguir a sequência dos conteúdos. Sua metodologia é fazer a leitura dos textos e abranger o conceito com exemplos diversos.
Quando ela explicou densidade, iniciou a aula com a leitura e depois fez a pergunta clássica, quem pesa mais, um quilo de pena ou um quilo de chumbo? Nesse momento os alunos responderam a pergunta e deram risadas, pois citaram ser uma pegadinha. Para complementar a ideia de densidade, a professora citou os seguintes exemplos: água e óleo; água e ovo; água salgada e ovo; rolha de cortiça e água; água e moeda. A cada exemplo citado, ela perguntava qual delas era mais denso, e os alunos respondiam sem utilizar a equação matemática, pois a professora só apresentou no final da explicação.
Posso lhe dizer pela minha observação que os alunos perceberam, com os exemplos da professora, que esse conceito pode explicar algumas situações que ocorrem no seu dia a dia.
Olá Nizilene, tudo bem? Gostaria de abordar dentro do seu comentário a enfase sobre os exercícios e as dúvidas dos alunos quanto ao entendimento dos conceitos, onde você faz a reflexão “do que podemos fazer para que os alunos compreendam melhor estas transformações?” Houve por parte da professora a preocupação de exemplificar com fenômenos que ocorrem no dia a dia do aluno? Outro questionamento seria: dentro daquilo que vimos em nossa sala de aula, como, problematização inicial, história da ciência, modelização, houve aguma atividade que tivesse ligação direta com esta forma de trabalho, que seria o regente da nova forma de ensinar?