Campo Elétrico, não é coisa de outro mundo…

abr 2nd, 2013 | By | Category: Reflexões

Sempre fazemos uma pré analise de nossos alunos, fazemos sim, vejam… Ensinar física como estamos vendo no curso é totalmente diferente do que estão ensinando, e do que ensinaram para a gente, não nos aconteceu nada, vejam fomos os poucos que não conseguiram erradicar da “face” da física, mas muitos ficaram pelo caminho pela difícil arte de aprender esta ciência, e olha que não foram poucos. Não cabe aqui questionar a etapa queimada no decorrer de longos anos trabalhados de forma equivocada, o que temos que procurar é melhorar daqui para frente os fatos até então descritos por todos nós: estão ensinando física de maneira errada.
Atemporal, uma palavra bem desconhecida, não se entendermos seu real significado, ensinar esta disciplina fazendo o uso constante do real conteúdo que esta palavrinha agrega como um meio de ensino acredito que as aulas venham se mostrar muito mais atraentes, vejam que raramente vemos alguém prosseguir por várias aulas debatendo, descrevendo e conseguindo prender a atenção dos alunos com temas abordados que mergulhem em lampejos de cada nome descrito em livros didáticos dos genios que por decadas dedicaram suas vidas em função da ciencia. Vejam que quando os livros assim os citam, sendo que só lembramos esporadicamente destes ícones responsáveis por esta ciência quando fazemos menção a unidades friamente postas ao final de exercícios mecânicos e matematizados.
Na questão do campo elétrico tema abordado nas aulas de estágio consegue-se perceber uma total desarmonia dos alunos em relação ao assunto tratado e em relação ao professor, isto não devido os mesmos se posicionarem contra ao tema ou pelo simples falta de interesse, mas por não assimilarem o que o professor esta realmente querendo lhes passar, e tudo relacionado ao fato de o tema ser alheio a eles, sentem-se desmotivados por não conseguirem entender algo tão complexo como assim descrevem esta parte da ciência, campo elétrico, força entre cargas, etc abordada. De certa forma analisando o livro didático o qual o assunto é tratado percebe-se um total abandono por parte de todos os assuntos apresentados em seu extenso conteúdo em relação a abordagens mais incisivas em relação ao contexto histórico, isso vem de encontro ao que citei acima, onde a palavra atemporal descrita se posiciona totalmente às avessas no ensino de física, desta forma temos que entender o comportamento dos alunos em relação ao ensino de física como um todo.
Podemos até pensar e escrever que o ensino esta em decadência, tudo bem, não esta aquelas coisas, mas não caberia também um meio de cobrança mais severo em relação a eles, ou por que é publico deve corresponder aos anseios da sociedade que ditou o ritmo e as escolas acabaram aceitando, nos esforçamos o máximo e parte de nossos alunos agem como se tudo o que gira dentro do ensino conspira contra eles. Então, no assunto campo elétrico o professor vem buscando em todas as aulas métodos alternativos para transformar o conhecimento, é complexo, é, mas vejo que há sim uma possibilidade enorme de se aprender ciência, o professor é dinâmico, não esta parado no tempo, esta relacionando tudo o que se pode ao meio em que vivemos, apresenta experimentos,foge constantemente ao que o livro didático resume e apresenta como conteudo para boas aulas, costumeiramente apresenta outros textos como complemento do livro, então basta aos nossos alunos um pouco de: ler o livro, buscar outras fontes de informação, fazer os exercícios propostos e não deixar pra aprender somente em duas miseras aulas semanais.

Tags: ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.