Aulas de termologia
abr 4th, 2013 | By Maurílio Watzko | Category: ReflexõesAs observações feitas ao longo destas semanas de estágio foram de um grau de agitação e que somadas a outras atividades (família, trabalho, aulas, faculdade, estágio e problemas de saúde familiar) fizeram a “chapa esquentar”. Coincidentemente termologia traz a tona em qual sentido humano se percebe este fenômeno físico e como o futuro professor trabalharia este tema comparado às observações realizadas, utilizando proposta didática metodológica de ensino dos conceitos físicos fundamentais envolvidos, para um aprendizado que desperte o aluno para este ramo do conhecimento. As aulas envolveram um conteúdo previamente determinado com os princípios de temperatura, escalas, conversões, dilatações com aplicações práticas explanadas pelo professor e que assim poderiam ter sido talvez tratados estes assuntos por meio da história da ciência ou o uso de algum livro definido no PNLD. Poderia ainda ser tratado da nova transposição com uma problematização (1º momento), a organização do conteúdo (2º momento) e onde encontro as situações em que aplico termologia (3º momento). O que é realmente necessário mediar do saber ao aluno em seu contexto, sendo o que poderá seguir, seja na área de exatas ocorrendo um aprofundamento (engenharia, etc) ou na área de humanas em que deverá também ter certo “domínio técnico” para as situações do dia a dia. Pois um cidadão sabendo que ao construir uma casa deverá ter conhecimentos (termologia) para avaliar qual é a melhor alternativa de janela a instalar (ferro, madeiro ou alumínio) dependendo da condição socioeconômica (sustentabilidade) e temperatura regional. Ter ideia do que é dilatação nas construções, dos ciclos de energia térmica, por exemplo, nos carros (hibrido) e até mesmo o básico que é a conservação dos alimentos e o uso correto de refrigeradores, ar condicionados, sistemas de aquecimento e demais equipamentos que trabalham termologia e outros que dependem até de uma temperatura indispensável ao funcionamento. A termologia é, portanto um dos ramos da física em que se estuda a temperatura, o comportamento térmico dos materiais, o calor (forma de energia) e seu uso. Tudo começou a ser percebido pelos sentidos humanos (tato e visão) e após com o advento das escalas termométricas pode aquele “frio e quente” (dos sentidos) ser tratado como um novo caminho no desenvolvimento de dispositivos que tornaram a medição e o controle da temperatura tecnologia marcante na promoção da possibilidade do conforto, do bem estar comum e da melhoria da vida humana.
Olá Maurílio, concordo com você quando diz que que o conteúdo de termologia tem muitas aplicações e aplicações importantes, em todos os ramos que você citou.
Esse conteúdo é um dos meus preferidos porque, se bem trabalhado, ajuda o aluno a compreender a importância do conceito de energia e muitas vezes desperta o interesse dele porque possibilita responder perguntas básicas do cotidiano do aluno, por exemplo:
Porque no litoral a brisa muda de direção do dia pra noite?
Por que um corpo de metal parece estar a temperatura diferente de um de madeira?
Porque as vezes dois corpos que se encaixam em determinada temperatura não se encaixam mais se aquecidos ou resfriados?
Desse modo conseguimos trabalhar com o aluno, os conceitos de calor específico, capacidade térmica, coeficiente de dilatação de maneira bem mais prática.
Olá Simone Alaíde, na questão “Porque as vezes dois corpos que se encaixam em determinada temperatura não se encaixam mais se aquecidos ou resfriados?” é um caso do dia a dia por exemplo na manutenção de motores (elétricos, automotores) etc ocorre isso acontece onde o rolamento precisa ser aquecido para ser colocado no eixo (mancal) e isso é melhor realizado por indução eletromagnética . “O leque se abre ainda mais”. Outro exemplo o do gesso que é material para segurar (aplicar) nos vidros da janela. Em dias frios é complicado trabalhar este material. Em dias quentes ou expondo o material ao sol fica mais fácil moldá-lo. Enfim trazendo do contexto novas possibilidades de entendimento dos princípios físicos junto a literatura científica (livros, revistas, artigos) de como tratar estes aspectos fortalecendo os estudos de física.