Termologia no 2o ano do Ensino Médio
abr 6th, 2013 | By Simone Sobiecziak | Category: ReflexõesEm todas as aulas que observei no 2o ano do Ensino Médio o professor utilizou-se somente de quadro negro e giz. Não utilizou livros didáticos e durante as aulas ditou os conteúdos para os alunos.
O professor trabalho de forma mecânica, com fórmulas prontas e exercícios sem contextualização ou problematização.
Para que os alunos aprendessem as escalas térmicas ele utilizou-se de uma fórmula pronta de conversões entre as escalas:
(X – PG)/(PV – PG) = (Y – PG)/(PV – PG). (onde PV – ponto de vapor e PG – ponto de gelo)
Com esta fórmula os alunos faziam as conversões entre as escalas conhecidas que ele explicou na aula como Célsius, Kenvin e Fahrenheit, e também puderam fazer conversões entre escalas hipotéticas criadas por eles mesmos.
Dessa maneira, percebi que os alunos tinham bastante dificuldade com a matemática básica em aplicar as fórmulas nos “probleminhas” citados pelo professor. Então de acordo com o observado, tiro a conclusão de que os alunos apenas aplicavam fórmulas durante todas as aulas, mas, se eu perguntasse para eles o que eles estava fazendo, não saberiam dizer teoricamente ou fenomenológicamente o que estava ocorrendo com aquele exercício em que o professor passou para resolverem.
Um dia quando sobrou tempo durante uma aula, fiz uma entrevista com um aluno, e lhe perguntei onde ele poderia utilizar aquilo que o professor estava explicando, na sua vida particular. Ele respondeu que esta matéria seria importante, pois se seguisse o rumo das engenharias ela lhe ajudaria a fazer medições e se fosse médico a disciplina iria ajudá-lo a ler um termômetro.
Então eu fiquei me perguntando, onde estaria o erro? Se no professor que não trabalhou os conteúdos de maneira problematizada e com significação? Ou nos alunos, que têm problemas com matemática básica e quando o professor deixava uma atividade para a próxima aula, nenhum deles trazia feito, demonstrando falta de interesse e dedicação.
Uma das possíveis respostas é que a culpa é do professor, mas não por clichê, e sim pela realidade apresentada durante estas aulas.
O professor poderia utilizar-se de tantos meios e metodologias diferenciados para poder focar esse conteúdo, no entanto utilizou somente o quadro negro e o giz.
As escalas térmicas no contexto dos alunos é extremamente importante para entenderem desde as mudanças bruscas de temperatura que temos em nossa região Serrana, até o motivo pelo qual utilizam os agasalhos para se proteger do frio. Temos geadas, neblinas, chuvas, neve… em fim muitos fenômenos climáticos que vêm de uma mudança de temperatura, então isto está no cotidiano diário dos alunos. Isso citando somente um exemplo, mas temos vários exemplos para utilizarmos escalas e medidas de temperatura.
Também acredito que a forma que o professor abordou o conteúdo poderia ser melhorada, pois ele focou somente em fórmulas prontas e exercícios mecânicos, coisas que aprendemos desde o início de nosso curso que não acrescenta entendimento aos alunos.