Artigos
abr 15th, 2013 | By Maurílio Watzko | Category: ReflexõesSeguindo a proposta os temas são:
1) Argumentação e interações discursivas em sala de aula
2) Ensino de Física para portadores de necessidades especiais
3) Alfabetização Científica – Tecnológica
Os Artigos estão disponíveis em:
1) Alfabetização Científica – Tecnológica
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A INTERAÇÃO COM OS OBJETOS TÉCNICOS
Silvania Sousa do Nascimento, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Faculdade de Educação UFMG Belo Horizonte MG, Robson Santos, Elbert Nigri, Professores da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6290/5823
2) Argumentação e interações discursivas em sala de aula
A ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO DE UM PROFESSOR E SEUS ESTUDANTES SOBRE UM TÓPICO DE MECÂNICA NEWTONIANA
Rodrigo Drumond Vieira, Silvania Sousa do Nascimento, Departamento de Educação UFMG, Belo Horizonte MG
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084/842
3) Ensino de Física para portadores de necessidades especiais
O ENSINO DE FÍSICA E OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO – APRENDIZAGEM. Maycon Adriano Silva¹, Luiz Carlos da Silva², Rejane Aurora Mion³, PPGE/UEPG¹; PPGE/UEPG²; DEMET/UEPG³
http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Painel/PNL185.pdf
PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Bruna Raíssa Gomes dos Santos; Erlânia Hélen da Silva Fernandes; Clarissa Souza de Andrade; Ricardo Rodrigues da Silva.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Caicó.
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/T0510-2.pdf
ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DIFICULDADES E ALTERNATIVAS ENCONTRADAS POR LICENCIADOS PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES.
Eder Pires de Camargo, Professor Assistente do Departamento de física e química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista, Julho de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira – SP.
Roberto Nardi Roberto Nardi, Professor Adjunto do departamento de educação e do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Bauru – SP.
http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1441-1.pdf