(G1) Evolução de ideias em física (construção de conhecimentos pelos alunos a partir da filosofia) – Simone Sobiecziak
nov 1st, 2013 | By Simone Sobiecziak | Category: Vídeo-DepoimentosEvolução de ideias em óptica
Esse vídeo traz a descrição da experiência de trabalhar com a evolução de ideias dos alunos, onde eles mesmos a partir das discussões do grande grupo conseguem construir o conceito físico.
Na linha de pesquisa da história e filosofia da ciência, além do aluno compreender os conceitos pela parte histórica da física ele também filosofa sobre esses conceitos e criar seus argumentos.
Oi Simone, como já comentei no fórum, quando tive que pensar em como abordar determinado conceito físico com os alunos durante as minhas aulas, percebi que sempre recorria a uma abordagem histórica do conceito, e se tivesse que escolher outro tema de investigação com certeza seria a história e filosofia da ciência. Achei boa a ideia do juri simulado e importante a dica sobre o comportamento dos alunos diante da competição criada. Quando fazemos algo novo sempre nos deparamos com situações novas. Também exibi um vídeo do canal futura que traz uma boa abordagem histórica sobre a luz. Como foi que os alunos reagiram ao conceito dual da luz?
Olá, Samarone,
peço a mesa coisa que pedi à Simone: você pode disponibilizar o link deste documentário do Futura?
E reitero sua pergunta à Simone: qual a reação dos alunos ao saberem que a luz tem comportamento dual? Sempre tive interesse nisso; meus professores sempre enfatizaram isso como se fosse um obstáculo cognitivo aos alunos. Eu, no entanto, nunca achei isso pessoalmente (enquanto aluna), nem quando dava aulas no ensino médio…
Olá Marinês!
A respeito do comportamento dual, os alunos encararam de maneira natural, como se fosse uma nova descoberta que eles tinham tido nas aulas. Nos comentários deles no final da disciplina na avaliação, eles escreveram que jamais imaginavam que a luz poderia ser assim. Ficaram muito curiosos, não vi obstáculo, mas vi um problema em trabalhar isso de maneira muito rápida, sem poder dar mais explicações.
Olá, Simone!
Que tal você disponibilizar o link do documentário da BBC que passou aos seus alunos? Seus colegas podem achar interessante, tentar utilizar esse recurso…
Segue o link do vídeo do youtube, mas ele é em inglês tem que ativar as legendas:
http://www.youtube.com/watch?v=9pnAkLEVC_4