P1070030

Apresentação

Espaço de produção coletiva, compartilhada, colaborativa  de conhecimento escolar sobre Física e seu ensino no contexto da Educação científica e tecnológica.

[continue reading...]
Henrique César da Silva (MEN/CED/UFSC)
henriquecsilva@gmail.com

José André Peres Angotti (MEN/CED/UFSC)
Marinês D. Cordeiro
Jonathan T. J. Neto
Ricardo Luis de Ré
André Ary Leonel

Em Debate

cesar_lattes1 Física e matemática

  É possível ensinar física sem matemática? Seria adequado ensinar física só fazendo contas, apenas com exercícios matemáticos? Trabalhar com a matemática significa sempre fazer contas, resolver exercícios?

Vídeo-Depoimentos

Depoimento investigativo

Este vídeo relato sobre uma série de perguntas investigativas sobre o tema de analogia apliacados em minhas aulas de estágio C Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=kRLpmyLQjfQ&feature=youtu.be

Diário de Campo

(G4) Relato de Estágio

As minhas aulas nessa disciplina de estágio C foram um pouco complicadas, não as aulas em si, mas a dinâmica de funcionamento da escola. Inicialmente eu iria estar trabalhando com os segundos anos do período vespertino, que seriam as mesmas turmas que eu havia trabalhado nos estágios A e B o que pra mim seria
[continue reading...]

Reflexões

(G1) ARTIGO DE REFERÊNCIA

O artigo “A Visão dos alunos sobre o ensino de Física: Um estudo de caso” é meu ponto de partida para minha proposta sobre como motivar os alunos para despertar o interesse deles pela aprendizagem da Física. A escolha desse artigo se deu pelo fato de trazer a opinião dos alunos com relação ao ensino
[continue reading...]

Resenhas

Resenha Artigo analogias

REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O CONCEITO DE AR ATMOSFÉRICO – RESENHA Leonardo Rampa Dias O Artigo em questão inicia-se levantando a questão de existirem diversas teorias que possuem o propósito de melhorar o processo de aprendizagem. Essas teorias buscam contribuir para a melhoria do ensino, especialmente o ensino
[continue reading...]