(G4) Reflexão sobre o Artigo: Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de física
mar 30th, 2014 | By Patrícia de Souza Oliboni | Category: ReflexõesO artigo lido se chama: Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de física. Esse artigo comenta o fato de que atualmente o ensino de física está caracterizado por resoluções de equações matemáticas que, muitas vezes, não tem significado conceitual nenhum para o aluno e que é preciso haver uma mudança metodológica para que possa ser incorporado um tratamento mais conceitual dos conteúdos trabalhados em sala de aula e dessa forma o aluno pode ter uma compreensão mais qualitativa dos conteúdos abordados.
O livro didático é e sempre foi o principal instrumento usado pelos professores ao ministrar suas aulas, mas há outros recursos que já vêm sendo incorporados por alguns professores como textos alternativos, jornais, revistas, textos científicos e mídia eletrônica, pois é dever do professor se manter atualizado e o uso de textos recentes sobre assuntos que aparecem na mídia, torna o ensino mais próximo da realidade do aluno, enriquecendo-o e motivando os alunos a
o aprendizado.
Desse modo, é importante que o professor utilize estratégias que proporcionem a participação dos estudantes em sala de aula. Uma estratégia simples e essencial é a utilização de textos alternativos em aulas de Física, principalmente os com abordagens que relacionem os conteúdos de Física com o cotidiano do aluno, pois auxilia na criação do hábito de leitura nas escolas, o que é fundamental, tanto para um aprimoramento das atividades pedagógicas utilizadas pelo professor, como para a formação do aluno, motivando-o a refletir, criar, imaginar e entender melhor os conceitos científicos.
No entanto, o professor, ao utilizar os textos alternativos no cotidiano escolar, deverá estar atento às interpretações dos alunos, pois eles provavelmente terão formas de interpretação que muitas vezes serão inesperadas considerando que cada aluno atribui significados de acordo com a sua história de vida. Desse modo, para se utilizar dessa metodologia é necessário que o professor esteja bem seguro quanto ao conteúdo, para que possa guiar de forma adequada os alunos, sem perder de vista os seus objetivos. É importante lembrar que aplicar essa estratégia de ensino, bem como quaisquer outros métodos pedagógicos inovadores, para estudantes acostumados a conviver com modelos de ensino puramente tradicionais, não é tão simples, é necessário começar devagar o uso desses novos métodos e de modo a levar o aluno à conscientização de uma nova forma de aprendizado, de forma a se sentir motivado em aprender e capaz de interagir com o objeto de aprendizagem, percebendo assim sua própria evolução.
Referência Bibliográfica:
ASSIS, A; TEIXEIRA, O. P. B. Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de física. IV Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Acesso em: 23 de março de 2014.