(G4) Relato das primeiras aulas – ESEFC
abr 13th, 2014 | By Patrícia de Souza Oliboni | Category: Diário de CampoOlá, já ministrei 4 aulas para o 2º ano do ensino médio, cujo tema é o mesmo do estágio B: O uso de textos alternativos ao livro didático. O conteúdo físico abordado nesse estágio é a dilatação térmica e as trocas de calor.
No estágio B, a metodologia utilizada foi primeiro abordar o conceito físico em questão: as ondas e suas características, para depois usar textos alternativos, nos quais foram abordados as aplicações das ondas mecânicas e eletromagnéticas no dia-a-dia.
Nesse estágio continuei usando os textos alternativos, principalmente abordando as aplicações e os fenômenos cotidianos que estão relacionados ao conceito físico estudado em sala de aula, pois de acordo com o artigo lido, é muito importante trazer exemplos cotidianos e concretos para os alunos para que eles percebam que aquele conceito físico está presente na natureza e não é um mero conceito abstrato, e também facilita a compreensão do conteúdo. No entanto, abordei o conteúdo de forma um pouco diferente, comecei com uma revisão sobre os conceitos de calor e temperatura, que eles já haviam estudado antes com o professor regente, e a partir disso introduzi brevemente o conceito de dilatação térmica. Depois de entendido como ela ocorre, trabalhei com os textos alternativos, onde levei um texto para cada aluno ler e, em seguida, sentamos em um grande grupo para discutirmos os fenômenos. Foi possível levar um texto para cada aluno, pois a turma é bem pequena, tanto que nesta primeira aula havia 8 alunos.
Os textos tratavam de assuntos como: o papel do rejunte na colocação de pisos e azulejos, porque quebra um copo de vidro ao colocarmos água quente, balão de ar quente, lâminas bimetálicas e termostatos, dilatação anômala da água e outros.. Acredito que foi bem interessante e mais proveitoso utilizar os textos alternativos no início do conteúdo para instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, assim eles percebem que o assunto que iremos tratar não é abstrato, ele está presente no dia-a-dia deles. E percebi que eles se sentiram atraídos pelo assunto, pois participaram bastante da discussão e fizeram várias perguntas, além de complementarem certos assuntos com outros exemplos que encontraram no seu cotidiano próximo.
E o horário das aulas são as duas últimas, mas o professor regente me informou na primeira aula que os alunos são liberados mais cedo, pois uns tem que pegar ônibus, então praticamente a aula termina as 22:10 e com isso não pude terminar a dinâmica realizada com os textos alternativos, na qual sentamos em um grande grupo e os alunos explicavam para o restante da turma sobre o fenômeno descrito em seu texto.
Diante disso na segunda semana comecei a aula retornando com a discussão dos textos alternativos para finalizar. Em seguida aprofundei o conteúdo com aula expositiva e dialogada relacionada com a dilatação dos sólidos, introduzindo a dilatação linear, e assim terminou a aula.
Assim como foi no estágio B, nesse estágio também percebi que as aulas no período noturno são muito “curtas”, ou seja, passam muito rápido e não se produz tanto quanto as aulas de outros períodos, ainda mais que os alunos precisam sair mais cedo devido ao transporte público.