(G4) Resolução de problemas
mai 3rd, 2014 | By Simone da Silva Clara | Category: Diário de CampoDurante as minhas aulas de estágio estou tentando propor soluções com os alunos para os problemas, usando a interpretação dos problemas, quando aumentamos ou diminuímos um valor o que acontece com o valor a ser encontrado, no caso de conversões quando devemos multiplicar ou dividir um valor, como exemplo pedi para fazerem uma conversão de tempo de minutos para hora, como o valor do tempo dado no exemplo era menor que 60 minutos, perguntei a eles antes de fazerem a conta se esse valor teria que ser maior ou menor que um, eles responderam que teria que ser menor, então perguntei para obter esse número eles teriam que dividir ou multiplicar, a maioria respondeu que teríamos que dividir e dessa forma estou trabalhando com eles uma melhor forma de entenderem como funciona a resolução de problemas.
Isso é muito interessante, Simone, trabalhar a interpretação dos problemas com eles, imagino que seja antes de resolverem mesmo o problema no papel. Mas o exemplo que deu é meio que pura matemática… porque é conversão de unidades… Seria legal num proximo relato, compartilhar conosco como essa interpretação foi feita num problema de fisica mesmo.
Tenho trabalhado com os meus alunos mais a parte interpretativa mesmo. Pra que , antes de fazerem os cálculos saberem exatamente o que estão calculando. Pra evitar, por exemplo, de chegarem em um número sem saber exatamente o ele significa. Verifiquei que isso acontecia muito, principalmente porque eles colocavam a unidade errada no resultado final. Um exemplo simples;
Um carro se movendo com velocidade constante de 20m/s, parte do quilômetro 10 de uma rodovia. Após quanto tempo ele passa pelo quilômetro 20?
Eu resolvo esse tipo de probleminha com eles fazendo as seguintes perguntas:
- O que significa esse número 72?
- E o número 10?
- Vamos desenhar a situação?
- O que a gente está procurando?
- O que podemos observar com relação as unidades, temos que fazer alguma transformação?
- Em que unidade devemos dar essa resposta?
Tento dessa maneira mostrar pra eles como deve ser o caminho do pensamento pra resolvermos um problema de física.
Oi Simone também sinto a dificuldade que os alunos tem em colocar as unidades, a princípio achei que eles estavam conhecendo as unidades na física, mas eles conhecem as unidades na matemática também e cometem essa falha. Acredito que quando eles resolvem o problema e sabem a resposta sobre o que resolveram o professor também vai saber, pelo menos quando chamo a atenção deles sobre as unidades eles dizem se está pedindo a velocidade, o valor que encontraram é velocidade. No meu estágio sempre que possível também procuro instigar a interpretação deles, se eles sabem quando uma valor vai aumentar ou diminuir antes de resolver os cálculos. A turma que estou fazendo estágio quando perguntados no quadro eles respondem bem, mas quando vão ler o problema eles tem dificuldades em interpretar o que problema esta pedindo.
Meninas, percebo em meu estágio as mesmas dificuldades. Apesar do meu tema ser sobre a leitura de textos alternativos em sala de aula, também realizo a resolução de alguns exercícios e sempre procuro estimular a interpretação deles, e dar ênfase ao significado dos valores encontrados. Pois percebo neles as mesmas dificuldades: começando pela interpretação do problema em si, depois em relação aos valores e unidades do problema. Percebo que eles tem muita dificuldade em compreender o significado desses valores e das unidades de medida, e noto também, como citado pela Simone Clara, que quando resolvemos algum problema juntos no quadro todos participam e parecem compreender o problema, mas se vão fazer sozinhos nao conseguem ter a mesma compreensão.