(G3) (G4) (G5) Discussão- Os métodos e recursos utilizados no Ensino de Física
mai 9th, 2014 | By Clarice Della Giustina Nazário | Category: Vídeo-DepoimentosEste vídeo depoimento foi produzido pelas alunas de Braço do Norte e Tubarão, Clarice, Simone e Luiza.
Olá!! Clarice, quando você questiona, no vídeo, “qual a influencia que a mídia tem no ensino de fisica [...]?” acredito que a resposta dessa pergunta está as mãos do proprio professor. Sua investigação é super pertinente e atual. As mídias estão em toda parte a nossa volta, a postura do professor frente a elas fará toda diferença. O profissional poderá fazer do facebook, por exemplo, um aliado ou um inimigo, a escolha é dele.
A Luiza já revela esta preocupação em “como trabalhar com isso em sala de aula” mostrando ser uma professora bastante articulada e demonstrando que é uma docente que está sempre se atualizado, aceitando o fato de que o mundo evolui e que a educação deve seguir esse progresso.
Quando a colega Simone expõe a dificuldade de seus alunos de “colocar no papel” um raciocínio que já está correto em seus pensamentos, acredito que é o caso de lembrarmos que estes alunos vem sendo “moldados” desde a primeira série e que dentro dessa educação limitadora não espaço para raciocínio, reflexão, novas ideias, não há espaço para o diferente. Infelizmente a culpa é da própria classe docente, concordam?
Olá Cristina, concordo com você quando você diz que o uso pode ser um aliado ou inimigo do ensino. Posso afirmar que o uso de mídias durante as aulas favorece o aprendizado, pode não ter em 100% de rendimento, mas 70% sim. Os alunos interagem e se interessam quando é exposto algo que faça que a rotina seja quebrada.
Meus alunos também sentem dificuldades na resolução de problemas, principalmente quando o assunto é a interpretação do problema. Mas, penso que a culpa como você mencionou pode ser da classe docente, porque desde o primário há essa falta de comprometimento com a interpretação de texto didáticos ou literários. Isso deveria ser estudado desde o pré-escolar, para quando o aluno chegar em um curso de Ensino Médio o problema de Física seja compreendido facilmente.
Concordo até certo ponto que um pouco da culpa pela dificuldade que os alunos tem em resolver problemas seja da classe docente, mas também percebemos que além da dificuldade que alguns alunos tem devido uma carência em algum momento, também existe uma desmotivação e falta de interesse dos alunos. Os professores tem além de ensinar o próprio conteúdo ele tem que driblar essas carências dos alunos e ainda tornar a aula interessante. A maioria dos professores do ensino fundamental anos iniciais não gostam de cálculo e acabam passando um pouco desse medo aos alunos, talvez se o professor do ensino fundamental trabalhasse em áreas distintas como acontece no fundamental final e ensino médio, por exemplo professor de matemática diferente do professor de português, eles poderiam motivar mais os alunos. O que vocês acham?
Olá Clarice, parabéns pelo vídeo bem interativo com as nossas colegas de Tubarão. Tenho interesse no seguinte aspecto da mídia em sala. Poderiam essas mídias favorecer a aprendizagem? O Ensino sei que favorecem, pois fazem parte do que seria muito trabalhoso com quadro e giz, mas F=ma no quadro negro, na lousa interativa ou no simulador do Phet Colorado continua a ser F=ma, ou seja o aluno continuará separando F=ma e achando que é diferente e não se relaciona com o empurrão que o colega brincalhão aplica nele para chamar atenção, então tenho explorado o discurso interativo e a forma de utilização da ferramenta na tentativa de aproximar a noção prévia que o aluno possui de força, por exemplo, à noção acadêmica e acredito que o simulador seja uma ótima ferramenta nessa direção. Como você tem trabalhado essas ferramentas digitais?
Bom trabalho.
Sérgio, penso que F=m.a pode ser mais compreendida quando é exposto um programa com recursos bons que possam fazer simulações. Achei esse simulador https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/forces-and-motion-basics , um aluno quando brinca com o simulador ele se dispõe a aprender. O aluno ele é “acostumado” com a rotina de sala de aula, quando o mesmo se depara com algo novo, ele se motiva fazer perguntas e querer mexer também no aplicativo.
Olá Clarice, Simone e Luiza.
O tema que estou investigando é também a resolução de problemas e exercícios no ensino de física. Minha proposta visa a aplicação de problemas diferentes daqueles trabalhados tradicionalmente pelos professores e, para introduzir os conceitos e equações físicas tenho utilizado algumas simulações do Phet Colorado. Estas simulações parecem realmente contribuir para que os alunos consigam assimilar melhor as relações entre as grandezas físicas envolvidas nos problemas abordados. Outra abordagem que estou utilizando é discutir com os alunos as relações entre as variáveis envolvidas nas equações antes de apresentá-las, construindo diagramas para representar estas relações. Estas duas ferramentas, em conjunto, parecem auxiliar a compreensão dos alunos quanto as relações entre os conceitos físicos e as equações trabalhadas.
É importante ressaltar que o uso de simulações realmente proporciona um impacto na postura do aluno, que passa a mostrar-se mais interessado e participativo.
Também é possível perceber durante a aplicação dos problemas e exercícios a dificuldade dos alunos em interpretar o que lêem. Esta falta de preparo dos alunos dificulta ainda mais o ensino de física.
João sobre o uso de simulador em sala de aula acredito ser muito valido para o aprendizado do aluno, estou investigando o uso de mídias nas aulas, isso me parece ser enriquecedor para o aluno. Mas, este simulador que você utiliza o aluno já sabe o que deve ser feito? Ou você abre e pede que eles encontre tal resultado?