(G4) Resolução de problemas
mai 23rd, 2014 | By Simone da Silva Clara | Category: Diário de CampoDurante o meu estágio estou questionando os alunos antes da resolução dos problemas para que eles reflitam sobre a situação e as possíveis respostas, antes da parte da matemática eles já imaginarem os possíveis valores ou a possível resposta, por exemplo na última aula do estágio apresentando o gráfico s x t, antes de desenhá-lo perguntei se através da equação eles saberiam responder se o gráfico seria uma reta ou uma parábola, eles responderam que seria uma parábola porque a função era do segundo grau. Após a construção do gráfico os alunos foram questionados porque não foi usada a parte negativa do eixo do tempo eles responderam porque não existe tempo negativo. Nenhum aluno respondeu que no problema pedia apenas para fazer o gráfico utilizando os tempos de (0 a 8 segundos). Depois foi dado uma atividade para que eles fizessem em dupla eles tiveram dificuldades na interpretação de uma questão que pedia apenas para eles fazerem a função, dado os valores eles tinham que montar a função, eles estão acostumados com o contrário é dado a função e pedido os valores.