(G4) Segundo relato de ESEFC
mai 23rd, 2014 | By Patrícia de Souza Oliboni | Category: Diário de Campo, ReflexõesEsse é o segundo relato sobre o estágio C e gostaria de justificar a falta de novidades sobre a investigação quanto ao uso de textos alternativos ao livro didático. Pois tive dificuldades nesse estágio com relação ao horario das aulas, pois elas eram na quinta feira, onde no mês de maio teve dois feriados nesse dia. E houve uma mudança no horário da escola devido a vinda de um professor novo e por isso as aulas passaram a ser na segunda feira, diante disso perdi mais duas semanas de aula: uma devido a mudança no horário e outra porque o conselho de classe foi na segunda. Por este motivo ministrei poucas aulas na turma e ainda não consegui fazer a segunda aula investigativa sobre o uso de textos alternativos ao livro didático. Mas o que pude perceber nessas poucas aulas é que eles compreenderam o conceito explicado nas primeiras aulas sobre calor, temperatura e a dilatação térmica, pois em cada aula costumo revisar brevemente o conceito visto na aula anterior para que eles possam lembrar do que foi visto na aula anterior e também já verificar o seu aprendizado. E através desse método, percebi que os alunos compreenderam o conceito de dilatação térmica, mas estavam somente com dificuldades de expressar em palavras o seu entendimento, eles se preocupavam em achar as palavras certas para dizer. Vi também que foi bom utilizar os textos alternativos no começo do conteúdo, pois eles lembraram dos exemplos contidos nos textos para explicar cada tipo de dilatação térmica.