Aula assistida em 05/03/13
mar 11th, 2013 | By Roberta Tatiane | Category: Diário de CampoNa referida aula, o professor fez uma breve explanação sobre o que foi visto na última aula, depois iniciou o conteúdo Escalas Térmicas, esse conteúdo foi abordado através de uma transposição didática, o professor relatou que não usa livro didático, apenas como suporte se necessário.
O professor ditou uma parte histórica do conteúdo, depois fez desenhos de termômetros para mostrar como cada escala foi construída e como cada uma é dividida, relacionou com a prática do cotidiano para falar sobre ponto de gelo e ponto de vapor, os alunos interagiram o tempo todo no processo de sistematização do conhecimento.
Observei que muitas vezes os próprios alunos interagem entre si, explicando para o colega que não entendeu. Para fazer a a conversão entre as escalas o professor usou a forma geral, a partir dela os alunos fizeram a relação entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
A turma é composta por mais meninas que meninos e o professor ainda solicitou que os alunos adquiram uma calculadora científica, pois eles irão ocupar nas aulas e nas provas.