Diário de Estágio
mar 11th, 2013 | By Samarone Lourenço | Category: Diário de CampoAula assistida em 27/02/2013
Nesse primeiro dia observei que a Escola esta aparentemente bem conservada, logo na entrada fica a secretaria, a sala da direção e dos Professores. Mais a frente temos um espaço coberto para recreação onde fica a cozinha, banheiros e bebedores. Desse espaço de recreação se tem acesso as salas de aulas que ficam em outros blocos separados.
A sala de aula é exclusiva para aulas de física e para aonde os alunos migram para assistir as aulas de física. A sala porem é comum, com um quadro negro no fundo da sala e um quadro branco na frente no espaço do professor e para o qual os alunos estão voltados. Há um ventilador de teto no centro da sala e um armário na frente, no canto esquerdo. A porta de acesso é nos fundos da sala. A turma é de segundo ano e tem 14 alunos. Na frente da sala, no canto direito, há uma carteira para aluno com deficiência.
O professor iniciou a aula revisando a matéria passada ( conceito de pressão ) e usou um exemplo para fixar o conceito. O exemplo exigia interpretação e calculo e o professor resolveu utilizando o quadro e provocando os alunos com perguntas para gerar uma interação discursiva. Durante a resolução fez-se necessário explicar conceitos matemáticos como calculo de área. A turma estava agitada e em alguns momentos houve certa dificuldade para controlar. Na sequencia da explicação o professor indicou 4 exercícios do livro texto como atividade para que os alunos resolvessem individualmente em sala de aula. O professor auxiliava os alunos individualmente em seus lugares, observando o desempenho de cada um e tirando duvidas. Eram exercícios teóricos, sem cálculos. Nos últimos 15 minutos de aula o professor resolveu os exercícios com os alunos de forma explicativa e discursiva.
Aula assistida em 06/03/2013
O professor iniciou a aula relembrando brevemente o conceito de pressão visto na ultima aula. Então iniciou um novo conceito o de pressão atmosférica. Fez no quadro um desenho esquemático da experiência de Torricelli e conceitou pressão atmosférica a partir dessa experiência e seguindo o livro texto. O professor provocava a participação dos alunos constantemente com perguntas dirigidas a todos, porem apenas uns quatro alunos respondiam e participavam. As dúvidas sobre peso e massa apareceram aos alunos e o professor esclareceu discutindo com os eles o que se mede ao certo em uma balança. Também surgiu uma dificuldade em diferenciar os efeitos gravitacionais dos efeitos atmosféricos e o professor exemplificou com o comportamento dos objetos massivos na lua. Esses dois obstáculos apareceram e apesar de toda a explicação do professor o último não ficou bem claro para os alunos, talvez porque eles precisariam de outros conceitos que ainda não viram para compreender melhor.
Então, o professor foi para os exercícios, os alunos se juntaram em grupos de 3 para resolver os exercícios do livro texto. Os alunos tentaram resolver nos grupos primeiramente e o professor ficava passando pelos grupos auxiliando os alunos. Nos últimos 15 min o professor resolveu os exercícios de forma explicativa para todos os alunos fazendo desenhos no quadro, analogias com o cotidiano e tirando duvidas dos alunos.
Aula assistida em 13/03/2013
O Professor iniciou a aula aplicando o conceito de densidade. Ele elaborou um texto próprio para explicar o conceito e expôs no quadro. Os alunos tiveram dificuldades em compreender como um objeto pequeno podia ter mais massa que um objeto maior. Trabalhar com volume em vez de área também gerou duvidas e dificuldades de assimilação do conceito. O professor sugeriu alguns exercícios do livro texto para os alunos começarem a fazer e circulava entre os alunos para auxiliar e tirar dúvidas. Os alunos estavam mais calmos hoje e participando mais da aula. Faltando 15min para encerrar a aula o professor levou os alunos para a sala de vídeo e mostrou uma animação sobre densidade onde materiais de diferentes volumes, massas e densidades eram colocados dentro de um tanque com água e observado seu comportamento. Com essa animação os alunos compreenderam melhor o conceito e alguns exercícios do livro texto que estavam fazendo anteriormente.
Aula assistida em 20/03/2013
Hoje o professor iniciou um novo capitulo aplicando o Teorema de Stevin. Escreveu o conceito no quadro e com um desenho de um recipiente com um liquido dentro desenvolveu a equação da pressão para chegar na equação P=dgh. Resolveu alguns exemplos do livro texto de forma discursiva com os alunos usando o quadro e em seguida passou alguns exercícios do livro texto para os alunos fazerem. A turma hoje estava mais agitada. Conversei com alguns alunos sobre as salas fixas para cada disciplina e soube que faz pouca mais de um ano que a escola adotou esse modelo. Para eles é melhor pois, alem de dispersarem um pouco nas trocas de sala, o professor esta sempre pronto para iniciar a aula, ao contrario do antigo modelo onde o professor entrava na sala e tinha que preparar o material para iniciar a aula. Também conversei com os professores que dão aula em outros períodos, inclusive com o professor com o qual faço estagio, e segundo eles, a turma da noite é realmente mais agitada pois são alunos que tem outras ocupações durante o dia e chegam muitas vezes cansados a noite e acabam se dispersando muito. Despertar a atenção e o interesse desses alunos talvez seja realmente o maior desafio do professor.
Aula assistida em 27/03/2013
Aula assistida em 03/04/2013