Pensando a Termologia na escola.
mar 29th, 2013 | By Roberta Tatiane | Category: ReflexõesTermologia
O conteúdo discutido nessas primeiras observações foi relacionado à Termologia, sendo esta uma parte da física que estuda o calor, as discussões giraram em torno de assuntos como definição de calor e a relação com a temperatura do corpo, além de escalas térmicas e a relação entre as escalas conhecidas.
A relação entre as escalas foi uma parte muito bem debatida e trabalhada pelo professor em sala de aula, ele mostrou como cada escala foi construída e fez a relação com a história da física, mostrando o que cada cientista fez para que sua escala fosse aceita e aprovada pela comunidade científica da época, explicou como o experimento foi realizado por Celsius e Fahrenheit, na época, mostrando porque essas escalas foram aceitas, depois o professor contou que Kelvin usou o experimento feito por Celsius e fez relações matemáticas para criar uma escala com bases teóricas que funcionasse tão bem quanto às escalas criadas através de experimentos práticos.
Percebi na aula que o professor deu muita ênfase na confecção de escalas quaisquer usando a regra geral usada por Kelvin e os outros cientistas, também acho que ele não precisava dispor muitas aulas para isso, pois pra frente tem assuntos importantes que podem precisar de mais tempo para que os alunos compreendam.
O encerramento desta discussão se deu através da realização de um trabalho que seria composto em duas partes, uma parte individual que consistiu na confecção de uma escala própria onde os alunos teriam que criar seus próprios pontos de gelo e vapor usando a regra geral de conversão entre as escalas relacionar com a escala Celsius e fazer uma regra geral para sua própria escala, essa parte foi realizada em casa e individualmente quase todos fizeram, somente dois que não tinham vindo à aula deixaram de cumprir a tarefa, e a segunda parte foi realizada em sala onde os alunos reuniram-se em duplas e fizeram a relação com a escala criada pelo colega, depois eles fizeram a conversão de algumas temperaturas.
Na aula que assisti na última semana, o professor realizou uma avaliação individual sem consulta de todo assunto abordado, a prova teve algumas questões teóricas como: “conceito de temperatura”, conceito de “Zero absoluto”, relação teórica entre as escalas conhecidas usando ponto de gelo e vapor para fazer a relação, também o professor pediu que os alunos dissertassem um texto a respeito da influência da Termologia em nossa vida, e algumas questões de aplicação de fórmulas de conversão, a prova tinha cinco questões, sendo três delas teóricas e duas de aplicação de fórmula, e um texto dissertativo.
Roberta, sobre as relações entre as escalas termométricas, você já comentou anteriormente, que o professor não precisaria utilizar tantas aulas para isso, pois existem outros conceitos que vão precisar de mais tempo depois. Então pergunto para você, quais conceitos referentes as escalas termométricas, podemos dar maior ênfase? Você deixaria de explicar alguma coisa, para não ocupar tantas aulas ou explicaria mais rápido?
Na verdade Nizelene, não é que deixaria de explicar algo, acredito que explicaria tudo que ele explicou, só não faria um trabalho que desprendesse duas aulas para realizar e sim pediria que eles resolvessem alguns exercícios de aplicação de fórmulas de conversão e usaria mais ou menos umas 4 aulas para explicar o conteúdo e realizar os exercícios, o professor usou o dobro e mais duas aulas para realizar uma avaliação.
Ok Roberta, concordo com você. Pois duas aulas semanais, não são suficientes para explicar detalhadamente todo o conteúdo proposto para o segundo ano, então devemos da prioridade, com mais ênfase para alguns deles.
olá roberta! concordo com vc quando diz “acho que ele não precisava dispor muitas aulas para isso” [a respeito das escalas de temperatura]. Acredito que devido a grade de horários da escola pública ser injusta com as ciências exatas e naturais, o professor deve usar o tempo, tão escasso, da melhor maneira possível. Por outro lado, penso que cada professor deve julgar o que é ou não relevante no conteúdo.
Percebi, pela sua descrição, que vc também não concorda com esta prática, assim como também não estou de acordo com algumas didáticas que assisti no estágio. Porém não cabe a nós esse papel.
Roberta, como vc trabalharia esse conteúdo? qual sua proposta de ensino? abraço!
Bem como já relatei acima com explicaria o conteúdo, só vou acrescentar que é preciso que os alunos saibam realizar as trocas de escalas para que nos conteúdos seguintes ele já tenha aquele conhecimento.
Oi Roberta
Eu também acho que as escalas termométricas, principalmente os exercícios de conversão de um escala em outra, não são um assunto que necessite de muitas aulas, já que consiste basicamente em matemática. Porem achei interessante o professor ter utilizado a história da física. Quando você diz que pra frente tem conteúdos mais importantes, entendo que você está falando da energia térmica e suas aplicações, é isso mesmo?
Sim, também têm a parte de dilatação que os alunos têm dificuldades e demoram mais para entender os conceitos e a aplicação de fórmulas.