Primeiro Ano do Ensino Médio
mar 31st, 2013 | By Simone da Silva Clara | Category: ReflexõesEstou lecionando em 2 escolas diferentes e realizando meu estágio em uma outra escola também, essas 3 escolas que estou acompanhando são de 3 cidades diferentes, o que me chamou atenção é que essas 3 escolas mesmo tendo o mesmo conteúdo programático estão apresentando conteúdos diferentes e livros de autores diferentes, pegando como base o primeiro ano do Ensino Médio por ser a turma que estou estagiando e também leciono com essas turmas nas escolas que trabalho, uma das escolas que trabalho estou trabalhando com eles desde o início do ano, estou seguindo a ordem do livro deles que esta no conteúdo programático, a outra escola que comecei a lecionar depois já em março o outro professor segui uma linha mais do dia a dia ela estava para se aposentar a qualquer momento e não quiz começar um conteúdo mais complexo que não pudesse terminar, com relação a escola em que faço estágio o professor resolveu já iniciar na parte de movimento e repouso colocoando as unidades de medidas e as transformações junto com o conteúdo. Mesmo tendo um conteúdo programático igual para as escolas o professor quem define a ordem que vai aplicar o conteúdo programático.
As escolas mesmo tendo conteúdos programáticos iguais apresentam na grande maioria dos casos conteúdos diferentes e livros de autores diferentes, pois muitas vezes o professor está perto de se aposentar e não queira se modernizar ou, o professor está habituado a usar um livro diferente do disponibilizado pela escola. O livro é importante em sala de aula sim, mas sempre que possível com o intuito de melhorar inserir no contexto das aulas alguns experimentos, para que os alunos comecem a assimilar os conceitos com o dia a dia.
Focando um pouco no conteúdo Físico tratado no 1º ano do ensino médio, Movimento e Repouso, antes de tratar deste conteúdo seria necessário explicar aos alunos alguns fundamentais como referencial , espaço, velocidade, aceleração ponto material e trajetória.