Física Moderna: o espaço dado e o merecido.

abr 4th, 2013 | By | Category: Reflexões

Durante as aulas do estágio algo frequentemente  ocupava minha mente: uma lacuna existente nas aulas de Física…

Pode-se dizer, de certa forma, que a Física Moderna nem é mais tão moderna assim. Isso porque suas origens remontam o século XIX quando alguns fenômenos como a propagação da luz e a radiação de corpo negro começaram a suscitar dúvidas sobre a validade das leis físicas propostas, séculos antes, por Newton e desenvolvidas por cientistas de renome a partir de então.

Apesar disso, nota-se que, do ponto de vista do aluno do Ensino Médio (e muitas vezes do professor), este assunto ainda é um tabu, um tema a ser tratado com cuidado, como se fosse uma novidade ou ainda pior, algo não comprovado e repleto de suposições.

Mas a verdade é que no meio acadêmico lá se vai mais de um século de pesquisas sobre relatividade e física quântica. Incontáveis são os experimentos e artigos produzidos e que hoje avalizam as proposições de Planck, Bohr, Born, Einstein, Heisenberg, Dirac entre vários outros, tanto quanto o fez a bibliografia secular disponível sobre a mecânica newtoniana.

Assim, é comum os professores discutirem a Física em sala de aula simplesmente ignorando qualquer conexão com a Física Moderna. Tenho para mim que isto é um preconceito que os próprios professores levam da faculdade para suas turmas, agindo provavelmente como um vírus disseminado nos ambientes de ensino.

É natural – embora não ideal – que a pesquisa de ponta seja menosprezada por aqueles que não se envolvem diretamente com ela. E isso até poderia servir de justificativa, algumas décadas atrás, quando Relatividade e Física Quântica exigiam muito mais poder de abstração e imaginação, da mesma forma que o fazem hoje a Teoria das Cordas e Teoria dos Muitos Mundos, de Everett, verdadeiras representantes atuais da Física Moderna (ou as chamaríamos pós-modernas?). Mas em pleno século XXI, com equipamentos utilizando os conceitos quânticos e relativísticos em larga escala, chega a ser inadmissível que um professor de ciências em geral e de Física em especial, abnegue a Física Moderna como sendo composta de teorias de segundo escalão.

Por outro lado e, embora não seja eu próprio, ainda, um professor, recentemente ouvi de um aluno o seguinte comentário: “eu não gosto muito quando o professor começa a fazer um monte de contas no quadro sobre coisas como pedras caindo… …mas adoro quando ele muda de assunto e conta, por exemplo, que é possível viajar para o futuro usando a teoria de Einstein e que é possível que existam outras dimensões que não podemos enxergar e que estariam aqui mesmo, à nossa volta. Eu adoro aquele professor!”

Isso nos remete ao seguinte questionamento: afinal, um conteúdo é importante por si só ou sua importância está intimamente ligada ao interesse que ele desperta?

Tags: ,

One Comment to “Física Moderna: o espaço dado e o merecido.”

  1. felipetv disse:

    Inicialmente respondo a pergunta final… na minha opnião o conteúdo é importante por si só… como você mesmo comentou o que um aluno de ensino médio falou de um professor, isso é UM aluno, eu já leciono há três anos e este tipo de comentário é de aluno interessado… , o que a maioria deles não é.

    Mas com relação ao ensino de física moderna no ensino médio penso que você está muito correto, nos livros didáticos de terceiro ano inclusive já têm tópicos de estrutura da matéria, relatividade e quântica,
    porém para ensinar isso deve-se ser muito cauteloso pois é um assunto mais complexo, então imagino que ensinando conceitos básicos e aplicações desses tópicos de física moderna será de grande importância para o aluno viver na sociedade moderna sabendo o funcionamento de algumas coisas simples como GPS…

    Estes assuntos com certeza são um tabu para muitos professores, principalmente para os mais velhos que não procuram se atualizar, há alguns anos não se falava muito de física moderna nem na televisão, e muito menos na internet ,que nem existia, ou eram poucos os que a usavam… com isto e também pela dificuldade de se terminar alguns conteúdos talvez “mais importantes”, deixa-se de lado a física moderna.

    Para terminar queria apenas contar uma experiência que fiz no ano passado, lecionava do 1º ao 3° ano, e no 1° e 3° passei um documentário da série O UNIVERSO , DO Discovery chanel, que mostrava as possibilidades de viagem no tempo, poucos alunos do terceiro ano se interessaram, e o mesmo aconteceu com os alunos dos primeiros anos, pedi que fizesses um relatório sobre o que assistiram e sobre algumas das leis físicas faladas e ví que muitos negavam as leis físicas, bem como você falou no seu comentário achando que não são lis comprovadas… foi aí que dei uma pequena aula de física moderna, mas sem cobrar muito ….acho que tratar de moderna deve ser mais ou menos assim …
    O que você acha?

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.