Reflexão sobre o ensino de física
abr 11th, 2013 | By Clarice Della Giustina Nazário | Category: ReflexõesO ensino de Física na escola está se modificando com o passar dos anos. Atualmente, o professor está tendo dificuldade em apresentar o seu conhecimento aos alunos, muitas vezes por falta de interesse do aluno,logo, percebe-se a diferença no rendimento no estudo. O conteúdo abordado aos alunos da segunda série é o conceito de calor e temperatura, e a maior dificuldade é fazer os alunos perderem o mito que temperatura está associada apenas ao clima. E que o conceito de calor é a energia térmica em trânsito, e não que calor está associado ao dia estar quente. O livro didático deve servir como auxílio nos estudos, e não como fonte exclusiva de pesquisa e conhecimento. A falta de leitura está se agravando gradativamente, sendo que alunos que não possuem o habito de ler, quando se deparam com situações de interpretações de questões, como problemas abertos e transformações de escalas termométricas, logo desistem. Afinal, estão acostumados a problemas curtos e lógicos, onde procuram resolve-lo sem interpretá-los. Acredito que a solução deve partir de um conjunto, primeiramente, o aluno querer aprender e não ir a escola por obrigação, isso inicia desde a educação dada pelos familiares e continua na forma que o professor transmite o conhecimento.