Contando as aulas de Ondulatória
out 19th, 2013 | By Patrícia de Souza Oliboni | Category: Vídeo-DepoimentosOlá pessoal, aqui estão os vídeos depoimentos que gravei explicando como foi o meu estágio. O assunto abordado foi ondulatória, onde foram explicitados os conceitos de ondas e suas características, como frequência, velocidade, amplitude e comprimento de onda. E com foco nas ondas eletromagnéticas e nas ondas mecânicas e suas aplicações no cotidiano.
Nessas aulas será aplicado o seguinte tema de pesquisa: O uso de textos alternativos ao livro didático, onde serão levados textos sobre o conteúdo abordado e verificado a eficiência da forma de aplicação.
Os textos usados foram:
http://www.brasilescola.com/fisica/a-barreira-som.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/a-velocidade-som.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/o-infrasom-ultrasom.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/ondas-choque.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/ultrassom.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/a-fisica-as-ondas-no-mar.htm
http://www.on.br/ead_2012/pdf/modulo1/SAIBA_MAIS_SISMOLOGIA.pdf
Olá Patrícia! Sobre seu comentário que o planejamento não saiu exatamente igual, aconteceu comigo também. Percebo que nosso planejamento deve ser sempre flexível para podermos trabalhar com os imprevistos.
Sobre a utilização da mola, também concordo com você, com alguma coisa concreta os alunos conseguem compreender melhor os conceitos físicos. E levar uma simples mola para a sala de aula, não ocupa espaço, nem estrutura, e nem precisa preparar um ensaio para prática, é simples e muito útil. Com certeza irei utilizar essa ideia quando for trabalhar ondas novamente.
Minha linha de investigação foi um pouco diferente da sua, mas eu também trabalhei ondas, fiz somente um experimento sobre cor, mas no próximo estágio poderei adotar a sua ideia.
Sobre o uso dos textos alternativos, como você percebeu a recepção deles pelos alunos? Eles conseguiram compreender? Que tipos de textos você usou? Pergunto porque no próximo estágio também pretendo utilizar textos alternativos em forma de adaptação de artigos.
Exatamente Simone, um simples brinquedo de mola, não necessita de muito preparo e de nenhuma estrutura e age como uma prática super interessante, onde eles conseguem compreender bem os conceitos relacionados às ondas.
Sobre os textos alternativos percebi que eles gostaram da utilização de textos, principalmente por não terem que “copiar do quadro somente conceitos chatos de física” e também porque assim eles puderam perceber onde são encontrados e utilizados os conceitos vistos, para isso eu usei textos simples, de fácil compreensão, sendo a linguagem bem simples também. Esses textos foram encontrados na internet em revistas de ciências. Optei por usar esses textos, justamente por serem pequenos e fáceis de ler, sem serem cansativos e nem terem palavras que pudessem ser de difícil entendimento, pois sabemos que textos muito longos não iriam chamar a atenção dos alunos para a leitura.
Mas acredito que podemos usar textos de artigos científicos também, é só uma questão de adaptarmos para que eles se tornem mais simples, e sem perder a veracidade científica. Outra coisa que achei importante foi sempre fazer alguma atividade com esses textos, principalmente de discussão, para que não se tornem sem sentido e para que o aluno não desanime da leitura.
Oi, Patrícia,
seria interessante se você disponibilizasse os links dos textos que utilizou! Outros colegas poderiam achá-los úteis você pode fazer isso por aqui mesmo!…